segunda-feira, 20 de maio de 2013

AS CORES DA AMERICA LATINA


O Congresso Latino Americano de Cultura Viva Comunitaria teve sua abertura no sábado (18) com a “Marcha da Cultura Viva”.

Cerca e 700 ativistas culturais marcaram esse início multicultural com a representação de vários países da America Latina, a partir de apresentações artísticas e musicais acontecendo ao longo do percurso.

Com muitas cores e ao som de batuques, flautas e metais, andamos pelas ruas desde El Alto até La Paz, contaminando a todos que estavam ao nosso redor.




Inicio da marcha em El Alto

No decorrer da marcha, cinco pontos de parada foram feitos onde Ivan Nogales (representante do Teatro Trono e um dos maiores “culpados” do movimento Cultura Viva Comunitaria – Bolivia) nos encantou com seus “Assaltos Poéticos”, conseguindo adentrar em cada pessoa presente, nos trazendo e nos relembrando de todo SENTIR que nos faz estar ali presente naquele momento levantando a bandeira da Cultura Viva Comunitária.

Sempre com um tema específico, Ivan nos falou de vida, morte, memória e coragem, nos dando consciência de cada fato e processo, através de uma visão local de seu País, para uma visão Global, ou melhor...da América Latina, conseguindo nos justificar o porque chegamos onde chegamos.

Caravana do Chile na marcha
Inicio da marcha em El Alto

Para finalizar a caminhada e o início do Congresso, dois palcos nos esperava na Praça Central San Francisco, junto com os gingados e adereços das meninas do Grupo Ilú Obá de São Paulo.

Mais de 10 representantes de outros países estavam lá para oficializar a abertura do Congresso e enfatizar a importância do encontro que já se iniciava com energia total.

Após a fala de alguns representantes, Célio Turino (idealizador do Programa Cultura Viva - Brasil) falou algumas palavras,  com uma energia de desabafo, criticando e relembrando para quem estava presente, a importância dos fatos históricos no processo, comentando o jeito desumano no qual os países da America Latina tratados desde seu inicio, arrepiando muitos e colocando muita lenha no fogo que estava muito aceso dentro de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário